terça-feira, 20 de março de 2012

Muro de Berlim

Hoje na aula foi citado um pouco da história do Muro de Berlim. Na época do colégio já tinha estudado sobre ele, mas não muito fundo. Nos textos que ando lendo, ele tb é citado. Por que então eu quero falar disso? Porque acho muito interessante o fato de um mesmo país ter se dividido em 4 zonas de ocupação após a 2ª Guerra Mundial. E tb ter se dividido em metade capitalista e metade socialista.


Vale a pena lembrar que o muro começou a ser erguido na madrugada do dia 13 de agosto de 1961.
Bom, houve divisões entre os soviéticos e as outras potências de ocupação, incluindo a recusa dos soviéticos aos planos de reconstrução para uma Alemanha pós-guerra auto-suficiente e de contabilidade detalhada das instalações industriais e infra-estrutura já removidas pelos soviéticos. O objetivo da URSS era enfraquecer lentamente a posição Britânica em sua zona de ocupação, que os EUA iriam retirar sua ocupação dentro de um ou dois anos e em seguida nada ficaria no caminho de uma Alemanha unificada pelo controle Comunista. Mas isso não aconteceu...
A República Democrática Alemã ( Alemanha Oriental) foi declarada em 7 de Outubro de 1949, onde o Ministério de Negócios Estrangeiros Soviético concedeu autoridade administratva a Alemanha Oriental, mas não sua autonomia, onde os Soviéticos possuiam ilimitada penetração no regime de ocupação e nas estruturas de administração e de polícia militar e secreta. O crescimento econômico contínuo da Alemanha Ocidental a partir de 1950 alimentou o milagre econômico de 20 anos. Enquanto a economia da Alemanha Ocidental cresceu e seu padrão de vida melhorou, muitos alemães orientais tentatavam ir para o lado Ocidental. Com isso a emigração para o Ocidente no início dos anos 50 foi muito alto. Uma das razões para esse aumento foi o medo de "Sovietização".


Houveram muitas manifestações dos alemães ao saber do muro. Falando em saber, os planos da construção do muro eram um segredo da RDA. Em Outubro de 1961 houve um confronto perigoso entre tanques dos EUA e Soviéticos, mas no dia seguinte os dois retiraram os tranques com medo de explodir a Guerra Fria. Alem disso houveram muitas mortes na tentativa de passar pelo muro.
Em um discurso em 12 de Junho de 1987, Ronald Reagan desafiou Mikhail Gorbachev, Secretário Geral do Partido Comunista da URSS, para derrubar o muro como um símbolo de crescente liberdade no Bloco Leste. O muro começou a ser derrubado em 9 de Novembro de 1989 depois de 28 anos de existência. Os cidadãos da RDA foram recebidos com grande euforia em Berlim Ocidental. Muitas boates perto do muro serviram cerveja de graça, houve uma grande celebração e pessoas que nunca tinham se visto antes se cumprimentaram.









Nenhum comentário:

Postar um comentário