sexta-feira, 23 de março de 2012

Republica Federativa Soviética: como o amor verdadeiro de Lenin começou.

Achei que poderia começar a falar sobre a URSS pós 2ª guerra após o primeiro post mas, ao ir as aulas de HTP, percebi que ninguém sabe porcaria nenhuma de história russa e ficam salivando apenas para aparecer. Não que eu seja um PhD, longe disso, mas acho completamente inaceitável criticar qualquer coisa sem conhecer os caminhos que as levaram a algo.


Para começar procurarei explicar o motivo da Ditadura.

Não foi Stalin que decidiu implantar o Estado de partido único. Ninguém chegou num belo dia de sol, durante a primavera em Petersburgo, e falou: Ei, o que acha de metermos bala nos Mencheviques, Kadetes e Social-democratas em geral e tomarmos o poder? Na primavera ainda estava acontecendo a Revolução de Fevereiro.

Tudo começou com a Revolução de Outubro. Quando os bolcheviques tomaram o poder eles não pensaram em acabar com os outros partidos de imediato. Os partidos continuaram existindo. A questão é que essa existência levou ao início da guerra civil. Por que? Porque esses outros partidos se tornaram força da contra-revolução. Eram partidos burgueses.

"Tá ok, Vinícius... Já entendi. Mas só por causa disso eles mataram todo mundo?" Não é todo mundo que sabe, mas todos os revolucionários da época tomavam as 2 revoluções francesas como base para tudo. Diz o marxismo que um exemplo pra um não funciona pro outro, serve apenas de base. Bom, como grandes seguidores e doutrinadores, eles seguiam tudo isso a risca. "E o que tem demais nisso?" As 2 revoluções francesas caíram frente as forças contra-revolucionárias. Robespierre entregou a revolução nas mãos dos Girondinos(Força Burguesa na política francesa). A maior base dos Políticos Soviéticos é a Comuna de Paris. A Comuna de Paris foi o primeiro governo popular da história e destroçada pelo governo francês após um acordo com o império alemão. O objetivo dos communards era acabar completamente com a velha ordem e instaurar um governo justo e popular. Infelizmente a falta de adesão a comuna por outros locais na França fizeram com que a "onda" contra-revolucionária batesse com toda a força contra o ainda frágil "muro" parisiense. A grande força da contra-revolução foi a existência de uma segunda "opção" governamental.

O pavor de um "Termidor Soviético" foi elevado ao máximo com o início da guerra civil russa. Com isso, Lenin determinou o extermínio dos outros partidos. Fez isso com toda a convicção de que isto era o certo, e realmente era, naquele momento. O problema foi que essa censura política não foi suavizada com a consolidação do estado soviético, muito após a morte de Lenin. Outro detalhe, ao censurar os outros partidos Lenin não percebeu que estaria dando uma "mãozinha" a censura interna imposta por Stalin, entre 1925 até sua morte. Ao tirar a opinião dos outros não percebeu que ia terminar censurando seus próprios camaradas, quando estes tivessem uma opinião dissidente.

Sverdlov e seu estranho gosto por couro preto
Pulando um pouco na linha temporal, começo a contar sobre a ditadura em si, já com Stalin, indicado por Lenin, como secretário geral do Comitê Central. Um pequeno adendo: Nem Trotski, nem Stalin, eram os preferidos de Lenin para o cargo. O escolhido era Yakov Sverdlov, homem muito respeitado no partido e que, com certeza, seria aceito por ambas facções internas. Infelizmente morreu de febre tifóide em 19, aos 34 anos. 
 

Stalin utilizou o poder que ganhou para manipular a "máquina estatal" e por seus homens de confiança nas altas posições burocráticas, sendo do partido ou dos sovietes. Além disso, se uniu a Zinoviev e Kamenev para obter uma maioria de votos no Bureau do comitê e jogar todas as idéias de Trotski para o isolamento. Com o chamado "triunvirato" começou a por seus planos em prática. Iniciou a propaganda em massa sobre as fantasiosas partes positivas de seu governo e começou a utilizar a força para controlar o proletariado. Começou com uma distorção da politica econômica trotskista, o acumulo primitivo socialista (procurarei explicar o que é isso no post sobre Trotski). Os que não desejavam trabalhar eram mortos e os que não cumpriam metas não recebiam "bonificações". Obrigou o camponês a dar grande parte de suas colheitas, ato que não foi bem recebido no campo e terminou levando a coletivização forçada e as famosas fazendas comunais. Esse foi o início da ditadura de Stalin.

Terminada a explicação sobre a implantação da ditadura venho me pronunciar sobre uma questão mais puxada pra sociologia.

Antes de falarem sobre o quanto a ditadura é errada e o quanto os comunistas foram uns "porcos" peço que leiam Marx/Engels/Lenin. É da própria teoria Marxista a necessidade de uma "Ditadura do proletariado". A ditadura serviria para impor o poder proletário e acabar com a dominação burguesa, sendo necessário até que a sociedade se tornasse uma só. O comunismo não tem culpa de nada. Nem mesmo Stalin tem, mesmo impondo um stalinismo na URSS. Parem de acreditar em qualquer porcaria que divulgam ou em qualquer bundão que acabou de entrar na faculdade e que gosta de aparecer quando o assunto comunismo é debatido. Estudem um pouco sobre tudo e então percebam que existe uma opinião verdadeira, uma opinião que vem da mente e do coração.

É isso, por hoje basta.



Um comentário:

  1. Vinicius!

    ótimo post! É esse mesmo o espírito da coisa! boa escrita, clara, simples, pessoal, com bons dados!
    Parabéns! Continue assim
    Estou de olho ;-)
    abs

    Prof. Ricardo

    ResponderExcluir