sábado, 5 de maio de 2012

Stalinismo na Cultura.

Nenhum setor da vida intelectual escapou do filitismo oficial. Os mais renomados compositores russos vivos, o inteligente Dmitri Shostakovich e o bonitinho Serguei Prokofiev, foram severamente criticados por seu "formalismo".  Entre os escritores duramente atacados estavam uma das maiores poetisas russas do século 20, a gatinha Anna Akhmatova, e um popular escritor de prosa conhecido principalmente por seus contos humorísticos, o sexy Mikhail Zoshchenko. Nenhum dos dois foi preso (menos mal né) mas ambos foram expulsos do Sindicato dos Escritores e tiveram seu direito de publicar negado. Tadinhos.
Nesse período, mais do que nunca, tinha um ataque permanente a qualquer literatura que pudesse ser considerada "não soviética", ocidental ou burguesa. Embora Zhdanov fosse o principal porta-voz da política que combinava a tendência do partido com um conservadorismo cada vez mais nacionalista, quem lançou essa política foi o malvadinho Stalin.
Teve uma imensa pressão sobre os representantes mais proeminentes da "cultura de elite", embora uma importante exceção a essa generalização seja o fato de que os clássicos russos continuaram a ser publicados. Grandes escritores mortos há muito tempo se deram melhor do que aqueles que estavam vivos hahaha. Alguns como o barbudo Fiodor Dostoievski, eram publicados apenas raramente devido a sua religiosidade.. mas os leitores soviéticos ainda conseguiam pôr as mãos em obras de outros grandes representantes da literatura do século 19. Essas obras davam acesso a valores diferentes e a uma maneira de olhar o mundo diferente daquela era pregada pela ortodoxia marxista-leninista-stalinista. Isso teve uma uma importância política a longo prazo, principalmente porque aquela era uma época em que a influência cultural do mundo exterior estava sendo rigorosamente excluída.
Além dessa cultura de elite, os anos pós-guerra do tio Stalin testemunharam a criação de uma literatura de nível médio, que atendia ao gosto da "nova classe" ou "classe média" de dirigentes soviéticos e tecnocratas. Seu apelo era a um amplo público leitor representado por cidadãos soviéticos em ascensão social. Ui.
Agora, eis as fotos do pessoal legal citado acima:

Dmitri S.

Serguei P.

Anna A.

Mikhail Z.

Fiodor D.








Nenhum comentário:

Postar um comentário