Durante o periodo de existencia a URSS foi,em termos de area,o maior país do mundo,tinha cerca de 22.402.200km(quadrado). Era tb um dos mais diversos,com mais de um cem nacionalidades distintas vivendo em suas fonteiras. Em 1990 penultimo ano da existencia,a URSS contava com 20 republicas autônomas,8 distritos autônomos,6 regoões e 114 provincias.
No final dos anos de 80,o então presidente da URSS Mikhail Gorbatchev deu inicio a um processo de abertura economica e politica. No lado economico,o sistema planejado com politicos sociais deveria ser substituido gradualmente por elementos da economia do mercado (cap) uma mudança dificil que já foi acompanhada da queda de produtividade em mts setores. A partir de 89,conflitos q já existiam entre o parlamento da URSS e os das republicas se intensificaram. A discussão era focada na divisão de poderes entre o governo central e os governos das republicas. O surgimento do nacionalismo étnico em varias republicas e as exigências crescentes de autonomia pioraram os conflitos.
Em dezembro de 1991, 3 republicas : estonia,letonia e lituania atingiram independencia completa e foram reconhecidos como estados soberanos. Gorbachev discursou em agosto de 91 no parlamento e disse que a URSS se transformaria numa confederação e com um novo nome de união livre das republicas soberanas. Esta união teria certo grau de integrações em politica externa,defesa e economia,mas as republicas não conseguiram chegar a um acordo.
Os conflitos afloraram as diferenças socias: etnicas,religiosas e economicas que estimularam os movimentos separatistas de cunho nacionalistas.
No fim do socialismo na união soviética e a adoção da economia de mercado (cap) giraram toda a situação atual de conflitos. Naquele momento,como todos lutavam pela construção da qualidade de vida coletiva não existia a ambição pelo poder. O fim da URSS e a formação da CEI iniciaram um processo,que talvez não tivesse retorno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário