domingo, 1 de abril de 2012

A Batalha de Stalingrado



Falar sobre a URSS é um pouco complicado pra mim, sou loucamente apaixonada por história, mas assumo que nunca fui a fundo sobre a União Soviética. Foi então que pensei em falar sobre um tema que me encanta que é a Alemanha, a relação entre as duas nunca foi lá muito saciável mais os dois, lado a lado, fizeram história.
A importância da união Soviética na segunda guerra mundial é inquestionável, se podemos dizer algo, é que se não fosse a União Soviética dar um gás no mundo e praticamente dizer “Olha! A Alemanha não é invencível”,  a guerra ainda teria durado muito mais.
Quando o exército alemão chegou  até ao “coração da URSS ” , Stalingrado, o Exército Vermelho conseguiu resistir. A forma do Exército Vermelho se defender era batalhar de rua-a-rua, e de casa-a-casa. Com a ajuda do Inverno rigoroso o Exército Vermelho tinha a vantagem de estar e lutar no seu próprio país e ter assim mantimentos que pudessem assegurar a manutenção deste grande exército, mantimentos estes que o exército alemão não tinha acesso.
A batalha foi o ponto de virada na frente leste da guerra, marcando o limite da expansão alemã no território soviético e é considerada a maior e mais sangrenta batalha de toda a História, causando a morte e ferimentos em milhares de soldados e civis
Não sou nenhuma expert no assunto muito pelo contrário, mas me atrevo a falar que às margens do rio Volga, na antiga União Soviética, entre 17 de julho de 1942 e 2 de fevereiro de 1943 foi o começo do fim, assumo que quanto mais eu pesquiso sobre a União Soviética, mais eu gosto da sua história.

 Bom, uma dica legal é o filme Círculo de fogo, da pra visualizar muito bem essa batalha.


Sinopse: A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942, quando os soldados de Hitler tentavam invadir uma das últimas cidades da Rússia que ainda resistia (Stalingrado). Historicamente falando, essa foi a primeira grande derrota da Alemanha na guerra, onde mesmo com todo o seu poderio bélico não conseguiu invadir a cidade. Essa passagem histórica serve como ambiente para contar quem foi Vassili Zaitsev, um exígimo sniper, herói russo que serviu como símbolo de estímulo para as tropas russas não desistirem da luta. Para tentar impedir esse crescimento avassalador de Zaitsev, a Alemanha envia o Major König para eliminar o atirador russo.

Um comentário: